
História
Sobre o Bairro
Alguns fatos apontam que a região ocupada hoje pelo bairro Brás, foi na verdade uma chácara durante o século XVIII. O dono do terreno, um português chamado José Braz, escrito dessa forma, com “z”, foi responsável pelo desenvolvimento da região.



Fonte: PATRIMONIOESPIRITUAL.ORG
Ele investiu na construção da Capela Senhor Bom Jesus do Matosinho e o nome Brás aparece quando foi pedida a edificação da Capela no século XIX, e atualmente é conhecida como a Igreja do Brás.

Por conta de seus feitos, a Praça Benemérito José Brás, que fica logo na saída da estação Brás do metrô, recebeu esse nome em homenagem a ele. No dia 8 de junho de 1818, o Brás foi alçado à categoria de freguesia e a igreja construída por José Braz tornou-se a sua matriz: assim, nasceu o bairro de Brás.

Fonte: areasverdesdascidades.com.br

O segmento de confecção despontou na região nos anos 70 e, nos dias de hoje, o Brás já nem se parece com o que existia no século XVIII. Uma das poucas tradições da região que ainda permanece viva é a festa de São Vito, comemorada nas ruas do bairro desde sua criação em 1919.